PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ataque a mesquita sunita deixa ao menos 30 mortos no Iraque

Uma fonte de segurança iraquiana disse que ao menos 30 corpos chegaram ao hospital da cidade de Baquba, na província de Diyala

22 ago 2014 - 10h26
(atualizado às 10h30)
Compartilhar
Exibir comentários

Ao menos 30 pessoas foram mortas quando uma milícia xiita abriu fogo dentro de uma mesquita sunita iraquiana na província de Diyala, leste do país, nesta sexta-feira, disse uma fonte de segurança iraquiana.

A fonte de segurança disse que ao menos 30 corpos chegaram ao hospital da cidade de Baquba, na província de Diyala. Testemunhas disseram que o número de mortos no ataque seria maior, mas não foi possível verificar os relatos imediatamente.

A violência sectária pode prejudicar os esforços do novo primeiro-ministro do Iraque, o xiita moderado Haider al-Abadi, de formar um novo governo que possa unir os iraquianos na luta contra o grupo Estado Islâmico, formado por militantes sunitas que assumiram o controle de grandes áreas no norte do país.

Ambulâncias transportaram os corpos da cidade de Baquba, principal cidade de Diyala, onde milícias xiitas treinadas pelo Irã são poderosas e agem impunemente.

Ataques a mesquitas são atos de grande sensibilidade no Iraque, e no passado levaram a uma série de contra-ataques e vinganças. A violência no país do Oriente Médio voltou ao nível de 2006/2007, auge de uma guerra civil sectária.

Em julho, milícias xiitas iraquianas executaram 15 muçulmanos sunitas e penduraram seus corpos em postes de eletricidade numa praça pública da cidade de Baquba, segundo a polícia.

Autoridades policiais de Diyala disseram à Reuters ter fornecido às milícias xiitas os nomes de suspeitos de integrar o Estado Islâmico, para que fossem localizados e executados.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade