PUBLICIDADE

Oriente Médio

Assentamentos de Israel não são empecilho à paz na Palestina, diz Kerry

12 ago 2013 - 18h49
(atualizado às 19h32)
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário de Estado americano, John Kerry, descartou nesta segunda-feira que o anúncio da construção de 1.200 casas por Israel em território ocupado possa se tornar um contratempo ao início das rodadas de negociações com a Palestina, e pediu às partes que não cedam a provocações. Kerry fez as declarações em entrevista coletiva junto com a chanceler colombiana, María Ángela Holguín, durante uma visita a Bogotá, onde se reuniu com o presidente, Juan Manuel Santos.

"Os anúncios a respeito de assentamentos já eram de certo modo esperados porque sabíamos que haveria uma situação de construção em algumas regiões ocupadas e os palestinos também já sabiam", disse Kerry antes de acrescentar: "Não acho que seja um contratempo". Kerry confirmou que o governo americano considera "todos os assentamentos ilegítimos" e que seu ponto de vista já foi comunicado aos "amigos de Israel".

Além disso, antecipou que tem prevista uma reunião com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, com quem espera conseguir "uma solução o mais rápido possível". "O que isto mostra é a importância de chegar à mesa de negociações, fazê-lo rápido e responder sobre o assentamento de melhor maneira" para garantir a segurança nas fronteiras, concluiu Kerry.

O Ministério de Habitação israelense anunciou no domingo a construção das novas casas, como contrapartida à decisão de libertar da prisão os primeiros 26 presos palestinos dos 104 que cumprem penas desde antes de 1993. O início formal das negociações diretas entre israelenses e palestinos está previsto para quarta-feira em Jerusalém, encontro que é conseqüência da conversa estabelecida em Washington no fim do mês passado entre os chefes negociadores israelense e palestino, Tzipi Livni e Saeb Erekat.

Nessa primeira rodada, Livni e Erekat desenharam um plano de trabalho para alcançar um acordo de paz nos próximos nove meses, sem deixar de fora nenhum dos assuntos mais conflituosos, a começar pelas fronteiras e as medidas de segurança. Kerry, que iniciou na capital colombiana sua primeira viagem pela América do Sul desde que assumiu o cargo, chega amanhã ao Brasil, onde se encontrará com o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade