PUBLICIDADE

Assad faz visita a Putin para analisarem situação na Síria

Presidente sírio vai a Moscou para se encontrar com líder russo e agradece pela intervenção militar.

21 out 2015 - 07h11
(atualizado às 08h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente russo Vladmir Putin recebe o presidente sírio Bachar al-Asad em Moscou.
Presidente russo Vladmir Putin recebe o presidente sírio Bachar al-Asad em Moscou.
Foto: EFE

O presidente sírio, Bashar al-Assad, reuniu-se com o presidente russo, Vladmir Putin, na noite dessa terça-feira (20), em Moscou, para analisar a estratégia de luta contra o terrorismo na Síria, afirmou o Kremlin nesta quarta-feira.

"As conversações foram muito longas", disse o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov, ao anunciar a visita relâmpago de Assad à capital russa.

Peskov acrescentou que os dois líderes falaram sobre "assuntos relacionados à luta contra as organizações terroristas e a continuidade da operação russa de apoio às ações das Forças Armadas sírias". Putin foi "detalhadamente informado" sobre a situação na Síria, disse Peskov.

Assad agradeceu Putin pela intervenção na Síria. "O terrorismo, que agora se espalha pela região, teria conquistado áreas muito maiores e se espalhado por um território muito mais amplo se não fossem suas ações e decisões", declarou.

Segundo um relato da reunião publicado no site do Kremlin, Assad expressou "sua enorme gratidão a toda liderança da Federação Russa e ao povo russo pela ajuda que estão dando à Síria".

Assad retornou a Damasco logo após o encontro. Esta foi a primeira visita dele ao exterior desde o início da insurreição no país, em 2011. A ideia do encontro foi de Putin, que agradeceu Assad pela visita.

Pouco antes, Rússia e Estados Unidos divulgaram a assinatura de um memorando de entendimento sobre ataques aéreos na Síria, com o objetivo de coordenar suas atividades e evitar colisões.

AS/lusa/afp/rtr

Itaipu Binacional bate próprio recorde de geração de energia elétrica:
Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade