PUBLICIDADE

Oriente Médio

Assad diz ter certeza de vitória contra rebeldes sírios

1 ago 2013 - 07h43
(atualizado às 07h59)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente sírio, Bashar al-Assad, disse nesta quinta-feira que está confiante na vitória sobre os rebeldes que lutam contra seu governo, em uma guerra civil devastadora que já dura 28 meses, matou mais de 100 mil pessoas e forçou cerca de dois milhões a fugir do país.

Os insurgentes tomaram grandes áreas do território, mas as forças de Assad fizeram uma contra-ofensiva nas últimas semanas, empurrando-os para fora de toda a capital Damasco e retomando várias cidades perto da fronteira com o Líbano.

"Se não tivéssemos certeza que iríamos ganhar na Síria, não teríamos capacidade de resistir e capacidade de continuar a lutar por mais de dois anos contra o inimigo", disse Assad, segundo a agência de notícias estatal Sana.

Assad descreveu a revolta contra as quatro décadas de governo de sua família como uma conspiração estrangeira apoiada por "terroristas" islâmicos. Quando os protestos pró-democracia começaram no país, em março de 2011, uma ofensiva militar do governo levou a uma insurreição armada.

Dirigindo-se a oficiais no 68º aniversário da criação do Exército sírio, Assad disse que os soldados haviam mostrado "coragem diante do terrorismo e da guerra bárbara mais feroz na história moderna".

Investigadores da ONU dizem que as forças de Assad têm cometido crimes de guerra, incluindo matança ilegal, tortura, violência sexual, ataques indiscriminado e saques. Eles dizem que os rebeldes também cometeram crimes de guerra, incluindo execuções, mas em uma escala menor.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade