PUBLICIDADE

Oriente Médio

Assad deve permitir investigação da ONU, diz chanceler britânico

4 jun 2013 - 21h16
(atualizado às 21h56)
Compartilhar
Exibir comentários

A Síria deve liberar o acesso aos investigadores da ONU, depois que a França anunciou ter provas do uso de gás sarin na guerra civil, por parte do governo de Bachar al-Assad, declarou o ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague, nesta terça-feira.

Hague declarou que as revelações da França sobre o uso de gás neurotóxico letal mostram que a "escalada na atrocidade (...) aparece mais claramente". "Esse anúncio reforça a necessidade de uma investigação completa e sem obstáculos sobre todos esses incidentes", insistiu.

"A equipe de investigadores da ONU deve obter acesso livre para investigar no terreno na Síria. Pedimos ao regime de Bashar al-Assad que colabore totalmente com a organização", acrescentou o chanceler.

O ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, acusou o regime de Assad de ter utilizado gás sarin pelo menos uma vez na Síria e ressaltou que "uma linha foi ultrapassada". Segundo ele, "todas opções estão sobre a mesa".

A Casa Branca declarou, por sua vez, que mais provas são necessárias para estabelecer, formalmente, que o gás sarin foi usado na Síria.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade