PUBLICIDADE

Europa

Assad acusa primeiro-ministro turco de não falar a verdade

3 abr 2013 - 08h22
(atualizado às 08h37)
Compartilhar
Exibir comentários
O presidente sírio concede entrevista a uma emissora de TV turca
O presidente sírio concede entrevista a uma emissora de TV turca
Foto: AFP

O presidente sírio Bashar al-Assad acusou o primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan de não ter falado a verdade sobre o conflito na Síria, segundo trechos de uma entrevista concedida à imprensa turca que foram divulgados pelo site da presidência síria.

"Desde o começo da crise na Síria, Erdogan não disse uma só palavra que fosse verdade", disse Asad ao canal turco Ulusal e ao jornal Aydinlik.

A entrevista foi concedida na terça-feira e será exibida na íntegra na sexta-feira, segundo o site da presidência.

O governo de Erdogan defende a renúncia de Assad e apoia os insurgentes que lutam contra o regime. A Turquia recebeu 200 mil refugiados sírios.

Assad olha um jornal turco durante a entrevista em Damaco
Assad olha um jornal turco durante a entrevista em Damaco
Foto: AFP

Em outro trecho, o presidente sírio afirma que o recente atentado contra um conhecido líder religioso sunita pró-regime foi uma tentativa de provocar um "conflito religioso".

O atentado suicida de 21 de março em Damasco matou o xeque Mohamad Said al-Buti e outras 48 pessoas. O regime atribuiu a autoria a "terroristas", termo utilizado pelo governo para citar os insurgentes.

"Líderes religiosos, como o xeque Buti, desempenharam um papel chave para fazer fracassar um plano de guerra religiosa. Por isto eles assassinaram Buti e dois dias depois outro líder em Aleppo. Antes, já haviam matado outros religiosos", disse o presidente sírio.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade