PUBLICIDADE

Oriente Médio

Assad acusa Israel de querer desestabilizar Síria

3 fev 2013 - 10h49
(atualizado às 11h18)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente sírio Bashar al-Assad acusou neste domingo Israel de querer "desestabilizar" e "debilitar" a Síria, depois do ataque de caças israelenses na quarta-feira contra instalações militares próximas a Damasco, informou a agência estatal Sana.

Fotografia divulgada pela agência síria mostra Jalili em encontro com Assad em Damasco
Fotografia divulgada pela agência síria mostra Jalili em encontro com Assad em Damasco
Foto: sana / AFP

Guerra civil na Síria: origens, capítulos, impasses e destinos

Quem são os oposicionistas sírios?

Infográfico: linha do tempo conta a história do conflito na Síria

Especial: luta por liberdade revoluciona norte africano e península arábica

A agressão contra o complexo de pesquisa científica de Jomraya "mostra o verdadeiro papel jogado por Israel, em colaboração com as forças estrangeiras inimigas e seus agentes em território sírio, para desestabilizar a Síria, e debilitá-la", disse Assad em um encontro com Said Jalili, secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã.

"A Síria, com o apoio da lucidez de seu povo, a força de seu exército e seu compromisso com a política de resistência, é capaz de enfrentar os desafios atuais e qualquer agressão contra o povo sírio e seu papel histórico", afirmou Asad.

Jalili reafirmou a vontade de Teerã de "coordenação de forma permanente com a Síria para enfrentar as conspirações e os planos estrangeiros que se pretendem desestabilizar a segurança da região".

Neste domingo, na Alemanha, o ministro israelense da Defesa, Ehud Barack, confirmou implicitamente que a força aérea de Israel atacou na quarta-feira as instalações militares perto de Damasco.

"Isto que aconteceu há alguns dias (...) mostra que quando afirmamos uma coisa, nós a mantemos. Afirmamos que não acreditamos que se deva permitir que sistemas aperfeiçoados de armas sejam transferidos ao Líbano", disse Barak durante a Conferência de Segurança que acontece em Munique.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade