PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ashton pede fim do bloqueio de Gaza e libertação do soldado israelense

26 jul 2010 - 09h37
Compartilhar

A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, insistiu hoje que é preciso fazer mais para melhorar a situação em Gaza e pediu o fim do bloqueio e à libertação do soldado israelense Gilad Shalit, sequestrado por facções palestinas.

"Peço especialmente que se permitam as exportações para que a economia de Gaza possa voltar a crescer", disse Ashton em sua chegada ao Conselho de Ministros de Assuntos Exteriores realizado hoje em Bruxelas e acrescentou: "devem libertar Glad Shalit".

O soldado foi capturado em 2006 perto da fronteira com Gaza por milicianos das Brigadas Izz al-Din Qassam e de outros dois grupos armados palestinos: os Comitês Populares de Resistência e o Exército do Islã.

A esta incursão seguiu um ataque militar israelense "no qual morreram 165 palestinos, e um severo bloqueio à faixa que Israel se nega a levantar enquanto seu soldado não seja devolvido.

As facções palestinas reivindicam a troca de Shalit por centenas de palestinos condenados em Israel por diferentes crimes.

As negociações a respeito destes últimos anos foram realizadas com a mediação do Egito, e mais recentemente se incorporaram aos contatos representantes do Governo alemão.

"Estas discussões devem continuar", disse Ashton, que acredita que os países da UE devem mostrar seu apoio para avançar rumo a negociações diretas.

As declarações de Ashton acontecem justo na volta de sua viagem ao Oriente Médio, que incluiu uma segunda visita a Gaza e negociações com as autoridades palestinas e israelenses.

Israel submete Gaza a um severo bloqueio há três anos, o que restringe notavelmente as visitas autorizadas à região.

Questionada acerca dos contatos com Israel, Ashton negou hoje que tenha discutido uma "lista de medidas concretas", mas explicou que falou de "permitir a passagem de mais veículos" pelas fronteiras da Faixa.

EFE   
Compartilhar
Publicidade