PUBLICIDADE

Oriente Médio

Arábia Saudita prende 10 pessoas por espionagem em favor do Irã

21 mai 2013 - 10h58
(atualizado às 11h03)
Compartilhar
Exibir comentários

As autoridades sauditas prenderam mais 10 pessoas, incluindo um libanês e um turco, por espionagem em favor do Irã, anunciou nesta terça-feira um porta-voz do ministério do Interior.

Essas pessoas estariam ligadas a uma rede de espionagem que teve 18 de seus membros presos em março, informou o porta-voz, citado pela agência oficial de notícias Spa.

Após o desmantelamento da rede, a investigação "levou à prisão de 10 outros (suspeitos) por envolvimento em atos de espionagem: oito sauditas, um libanês e um turco", declarou o porta-voz.

Um libanês preso em março foi "libertado por falta de provas sobre a sua relação com a rede", acrescentou.

Um total de 27 suspeitos, incluindo um iraniano, um turco e um libanês, estão detidos e serão levados à justiça.

Em 19 de março, o ministério do Interior havia anunciado a prisão de 18 suspeitos que faziam parte de uma célula de espionagem para o Irã e que eram, segundo Riad, pagos por "informações e documentos de locais importantes" na Arábia Saudita enviados à inteligência iraniana.

O Irã negou qualquer envolvimento no caso. O ministério das Relações Exteriores garantiu se tratar de uma "afirmação sem fundamento e de um cenário repetitivo, sem qualquer base (...) e para uso interno".

A Arábia Saudita e demais monarquias árabes do Golfo, lideradas por dinastias sunitas, suspeitam que o Irã xiita tenta alimentar a tensão em suas comunidades xiitas, especialmente no Bahrein, abalado por problemas recorrentes há dois anos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade