PUBLICIDADE

Oriente Médio

Arábia Saudita: mulheres entram pela 1ª vez em Conselho Consultivo

11 jan 2013 - 10h04
(atualizado às 10h41)
Compartilhar
Exibir comentários

As mulheres entram pela primeira vez no Conselho Consultivo ou Shura saudita, onde terão uma cota de 20%, segundo os textos dos decretos reais publicados nesta sexta-feira. O órgão, que não tem poder de criar leis, o que é reservado apenas ao rei, pode redigir e apresentar projetos de legislação ao monarca. 

As mulheres sauditas são obrigadas a cobrir inteiramente o corpo para sair de casa
As mulheres sauditas são obrigadas a cobrir inteiramente o corpo para sair de casa
Foto: AP

O primeiro decreto modifica um artigo do estatuto da Shura, que tem um papel de assessor perante o Conselho de Ministros, para permitir a entrada de mulheres com uma representação de 20%. O segundo designa os 150 membros desta instância, entre os quais se encontram, pela primeira vez na história, várias mulheres para um novo mandato.

Os textos dos decretos publicados pela agência oficial Spa informam que as decisões do rei Abdullah foram adotadas após consultas com dignitários religiosos deste reino ultraconservador.

Os mesmos fixam as modalidades da participação das mulheres no Conselho, que tem um papel meramente consultivo, entre eles sua localização no hemiciclo, que contará com uma entrada independente.

No dia 25 de setembro de 2011, o rei Abdullah, classificado de reformador prudente, concedeu às sauditas o direito de voto nas eleições municipais. Também anunciou na época sua decisão de permitir a participação das mulheres no Conselho Consultivo a partir deste mandato após criticar sua "marginalização" e defender uma modernização equilibrada da sociedade saudita.

As sauditas têm que sair às ruas cobertas com véu e continuam sem poder dirigir ou viajar ao exterior sem a autorização de um tutor.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade