PUBLICIDADE

Oriente Médio

Arábia Saudita lança operação militar no Iêmen

25 mar 2015 - 22h12
(atualizado às 22h12)
Compartilhar
Exibir comentários

A Arábia Saudita lançou uma operação militar no Iêmen contra os rebeldes huthis, informou nesta quarta-feira o embaixador saudita em Washington, Adel Al Jubeir.

"A operação visa a defender o governo legítimo" iemenita do presidente Abd Rabbo Mansur Hadi, apoiado por Riad, contra os rebeldes xiitas patrocinados pelo Irã, declarou Al-Jubeir em entrevista coletiva.

Al Jubeir disse que a ação se limita, no momento, a incursões aéreas contra vários alvos no Iêmen, acrescentando que espiões militares estão mobilizados e que a coalizão "fará o que for necessário".

O embaixador assinalou que não fornecerá detalhes sobre o apoio dado pelos aliados da Arábia Saudita, mas explicou que "consultamos (...) muitos de nossos aliados, em particular os Estados Unidos".

"Temos uma situação na qual a milícia controla ou pode controlar mísseis balísticos, armas pesadas e uma força aérea", disse Al Jubeir, argumentando que o avanço dos huthis não pode ser tolerado.

Segundo altos funcionários americanos, a Arábia Saudita concentrou armas antiaéreas, peças de artilharia e forças terrestres na fronteira com o Iêmen.

A ação militar ocorre no momento em que Arábia Saudita e outros quatro Estados do Golfo anunciam a decisão de responder ao pedido de ajuda do presidente Abd Rabbo Mansur Hadi diante do avanço dos rebeldes sobre Aden, onde o líder está refugiado.

Arábia Saudita, Qatar, Kuwait, Barein e Emirados Árabes Unidos "decidiram responder ao apelo do presidente Hadi para proteger o Iêmen e seu povo da agressão da milícia xiita huthi".

Hadi fugiu para Aden no início de fevereiro, quando os rebeldes assumiram o controle da capital, Sanaa, com a suposta ajuda do Irã e do ex-presidente Ali Abdullah Saleh, deposto em 2012 após 33 anos de poder.

O chefe da diplomacia do Iêmen, Ryad Yassine, estimou nesta quarta-feira que a "queda de Aden nas mãos dos huthis marcaria o início de uma profunda guerra civil".

Forças aliadas aos rebeldes assumiram nesta quarta o controle do aeroporto internacional de Aden, acentuando a pressão sobre o presidente Hadi.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade