PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ancara critica comentários de Washington sobre protestos na Turquia

5 jun 2013 - 13h07
(atualizado às 13h41)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro turco das Relações Exteriores, Ahmet Davutoglu, telefonou na noite de terça-feira ao secretário de Estado americano, John Kerry, para expressar o descontentamento de Ancara em relação a uma série de comentários de Washington sobre as recentes manifestações na Turquia, indicou um diplomata turco à AFP.

"A Turquia não é uma democracia de segunda classe", teria declarado Davutoglu a Kerry, segundo a fonte.

O ministro turco criticou os Estados Unidos por terem retratado os protestos contrários ao governo que atingem a Turquia há seis dias como uma "situação extraordinária", considerando que movimentos de contestação semelhantes ocorreram em outros países, como o Occupy Wall Street em 2011 nos Estados Unidos.

Davutoglu também disse a Kerry que uma investigação estava em andamento sobre o uso excessivo da força por parte de alguns agentes da polícia turca.

Washington se expressou três vezes sobre os acontecimentos na Turquia, um de seus aliados mais próximos na região.

Na sexta-feira, a porta-voz do Departamento de Estado, Jennifer Psaki, afirmou que os Estados Unidos estavam "preocupados com o número de pessoas feridas depois que a polícia dispersou os manifestantes em Istambul" e incitou a Turquia a "respeitar as liberdades de expressão, associação e reunião".

Na segunda-feira, o próprio Kerry condenou o uso "excessivo" da força por parte da polícia e disse que esperava uma "investigação completa sobre estes incidentes".

Já o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, elogiou o pedido de desculpas do vice-primeiro-ministro turco Bulent Arinç às vítimas da violência policial.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade