7 eventos ao vivo

Aliados de Assad capturam subúrbio de Damasco, diz oposição síria

9 out 2013
19h36

Milícias xiitas do Iraque e do Líbano, com apoio do Exército sírio, ocuparam na quarta-feira um subúrbio da zona sul de Damasco, disseram ativistas da oposição, num revés para os rebeldes sunitas que tentam manter seu controle sobre a estratégica periferia da capital.

Pelo menos 20 rebeldes foram mortos na ofensiva dos milicianos iraquianos e da guerrilha libanesa Hezbollah na localidade de Sheikh Omar, ocorrida sob cobertura da artilharia e de tanques do Exército sírio, segundo os ativistas. Eles disseram que dezenas de combatentes xiitas morreram ou ficaram feridos.

A cidade de Sheikh Omar fica entre duas rodovias importantes para abastecer as forças do presidente Bashar al Assad nas províncias de Deraa e Sweida, perto da fronteira com a Jordânia.

Estima-se que mais de 120 mil pessoas tenham morrido em dois anos e meio da guerra civil síria. Autoridades da região acreditam que até 60 mil combatentes xiitas do Iraque, Irã, Iêmen e Líbano tenham ido para a Síria auxiliar Assad. Os rebeldes teriam recebido o reforço de 30 mil combatentes sunitas do exterior.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.

compartilhe

publicidade
publicidade