PUBLICIDADE

Oriente Médio

Alemanha convoca embaixador turco sobre críticas a Merkel

21 jun 2013 - 08h58
Compartilhar

O Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, convocou o embaixador turco nesta sexta-feira para reclamar sobre um ministro que criticou a premiê alemã, Angela Merkel, por ter dito estar "chocada" com a repressão aos manifestantes na Turquia.

O ministro da Turquia para as relações com a União Europeia, Egemen Bagis, acusou Merkel na quinta-feira de bloquear um novo capítulo nas negociações sobre a adesão da Turquia à União Europeia, "à procura de material político doméstico para suas eleições".

Muitos países da UE apoiam a abertura de mais negociações com a Turquia na próxima semana, em sua longa caminhada para a adesão. Eles argumentam que a Turquia, com sua economia em rápido crescimento, a população jovem e sua influência diplomática, seria um grande trunfo para a UE.

Mas a Alemanha tem criticado a resposta violenta do primeiro-ministro, Tayyip Erdogan, a semanas de protestos antigoverno e parece estar se recusando a aceitar abrir um novo canal de negociação, potencialmente o primeiro passo desse tipo em três anos.

Os conservadores ligados a Merkel rejeitam a adesão da Turquia à UE como parte de sua plataforma para a eleição de setembro, dizendo que isso iria "sobrecarregar" o bloco por conta do tamanho e da economia do país, embora Merkel não tenha chegado a pedir a suspensão das negociações de adesão.

"Nem a chanceler nem o governo estão questionando o processo de adesão de qualquer forma. Nós não estamos falando de 'se', apenas sobre 'como', para continuar o processo de adesão", disse o porta-voz interino do governo alemão, Georg Streiter.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Andreas Peschke, disse que os comentários do ministro turco eram "inaceitáveis" e que o enviado de Ancara a Berlim havia sido convocado para consultas no início da tarde.

(Por Michelle Martin e Stephen Brown)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade