PUBLICIDADE

Oriente Médio

Alemanha convoca embaixador turco por críticas de Ancara a Merkel

21 jun 2013 - 09h31
Compartilhar

A Alemanha convocou nesta sexta-feira o embaixador turco em Berlim, depois de críticas por Ancara contra Angela Merkel sobre as delicadas negociações de adesão da Turquia à União Europeia, anunciou o ministro das Relações Exteriores alemão.

"Hoje, ao meio-dia", o ministro do Exterior, Guido Westerwelle, "convocou o embaixador turco", indicou seu porta-voz Andreas Peschke.

O ministro turco de Assuntos Europeus, Egemen Bagis, criticou na quinta-feira a relutância da Alemanha em avançar em direção a uma possível entrada da Turquia na União Europeia, advertindo que a chefe de Governo, Angela Merkel, não deveria usar esta questão como "material de sua campanha eleitoral".

"Essas palavras têm provocado um grande mal-entendido", declarou o porta-voz.

"Nossa posição será exposta (ao embaixador turco), com toda a clareza necessária", disse.

"Não há relação" entre a repressão das manifestações na Turquia, condenada por Merkel, e as negociações com a União Europeia, ressaltou Peschke. "Nenhuma relação direta, mas, é claro, na vida, tudo está conectado", acrescentou.

Na quinta-feira, Egemen Bagis afirmou que "se Merkel está buscando material para sua campanha eleitoral, este não deveria ser a Turquia", referindo-se às eleições legislativas previstas para setembro na Alemanha.

O ex-presidente francês Nicolas "Sarkozy já tentou usar (a Turquia), mas as coisas não terminaram bem para ele", recordou Bagis, referindo-se a sua derrota eleitoral em 2012.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade