PUBLICIDADE

Oriente Médio

Al-Qaeda admite morte de seu número 2 no Iêmen em ataque dos EUA

17 jul 2013 - 10h52
(atualizado às 11h33)
Compartilhar

A Al-Qaeda na Península Arábica (AQPA) confirmou a morte de seu número dois no Iêmen, o saudita Said al Shehri, em um ataque com drone (avião não tripulado) americano.

Em um vídeo postado nesta quarta-feira em sites islamitas, a AQPA admitiu a morte de seu cofundador, anunciada em 24 de janeiro pelas autoridades.

"O xeque Said al Shehri, vulgo Abu Sofian Al Azdi, morreu em um ataque com drone americano", anunciou no vídeo um porta-voz, Ibrahim al Rubeish.

A fonte também informou que foi Shehri quem organizou o sequestro do vice-cônsul da Arábia Saudita em Aden (sul), Abddulah al Jalidi, detido desde março de 2012 pela AQPA, que reclama principalmente a libertação de mulheres presas na Arábia Saudita.

Em 24 de janeiro, as autoridades iemenitas anunciaram que Shehri havia morrido em consequência de ferimentos sofridos durante uma operação antiterrorista em novembro, mas a rede não confirmou a informação.

Shehri, um antigo preso de Guantánamo entregue às autoridades sauditas em 2007, se submeteu a um programa de reintegração promovido por Riad, mas fugiu para se integrar às fileiras da Al-Qaeda no Iêmen.

Sana anunciou sua morte em várias ocasiões.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade