PUBLICIDADE

Oriente Médio

AIEA pressiona Irã por respostas sobre programa nuclear

24 ago 2012 - 10h47
(atualizado às 10h59)
Compartilhar

A Agência Internacional de Energia Nuclear (AIEA, um órgão da ONU) pressionou nesta sexta-feira o Irã a esclarecer suspeitas sobre suas atividades nucleares, em mais um capítulo dos esforços diplomáticos para resolver a disputa antes que Israel ou EUA se decidam por uma ação militar.

Washington e seus aliados acusam o Irã de tentar desenvolver armas atômicas, algo que Teerã nega, insistindo no caráter pacífico do seu programa atômico.

Alguns políticos israelenses elevaram neste mês o tom da sua retórica contra o Irã, gerando temores de que o Estado judeu poderia atacar instalações nucleares iranianas antes mesmo da eleição presidencial dos EUA, em novembro.

Na quinta-feira, véspera de uma nova reunião entre a AIEA e o Irã, fontes diplomáticas disseram à Reuters que o Irã havia instalado mais centrífugas de enriquecimento de urânio na sua usina subterrânea de Fordow.

Embora as novas máquinas ainda não estejam em operação, sua instalação sinaliza que o Irã continua desafiando a pressão internacional para que suspenda o enriquecimento, processo que pode ter finalidades civis ou militares.

As fontes diplomáticas também disseram que imagens de satélite indicam que o Irã usou um material colorido, provavelmente uma tenda rosa, para cobrir uma instalação militar onde a ONU deseja fazer inspeções. Essa descoberta reforça as suspeitas de que o Irã estaria tentando remover pistas de atividades nucleares ilegais no passado.

O chefe dos inspetores da ONU, Herman Nackaerts, disse que vai aproveitar o encontro na embaixada iraniana em Viena para reiterar o pedido de acesso à instalação militar de Parchin, onde ele acredita que o Irã tenha testado explosivos associados ao desenvolvimento das armas atômicas.

O embaixador do Irã na AIEA, Ali Asghar Soltanieh, disse esperar que na reunião de sexta-feira "ambos os lados estejam tentando superar as diferenças".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade