PUBLICIDADE

Oriente Médio

AIEA convida Israel para pacto de não-proliferação nuclear

3 set 2010 - 09h51
(atualizado às 10h27)
Compartilhar

O diretor da AIEA (agência nuclear da ONU) convidou Israel a considerar sua adesão ao Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP), o que deixaria todas as suas instalações atômicas sob inspeções da agência, informou um relatório da agência nesta sexta-feira.

O texto afirma que o diretor-geral Yukiya Amano se reuniu com líderes israelenses durante uma visita ao país, no mês passado, para discutir uma iniciativa árabe destinada a pressionar o Estado judeu a aderir ao TNP.

Mantendo-se à margem do tratado, Israel preserva o segredo sobre seu programa nuclear, o que incomoda seus vizinhos. Acredita-se que o país possua o único arsenal atômico do Oriente Médio, algo que Israel não confirma nem desmente.

O tema deve ser debatido novamente pelo conselho diretor da AIEA e pela assembleia-geral da entidade ainda neste mês, em Viena. O relatório de Amano foi preparado como subsídio a essas reuniões.

Países ocidentais que veem o Irã como principal ameaça regional ao regime de não-proliferação nuclear dizem que a pressão contra Israel pode pôr em risco medidas mais amplas com vistas à eliminação das armas de destruição em massa no Oriente Médio.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade