PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ahmadinejad viaja a Pequim para tratar sobre polêmica nuclear

7 jun 2010 - 05h42
(atualizado às 07h16)
Compartilhar

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, viajará esta semana para a China para discutir a polêmica nuclear e a proposta de troca de combustível estipulada com a China e Turquia, anunciou nesta segunda a televisão estatal.

Segundo a fonte, o controvertido líder iraniano se deslocará a Pequim após participar nesta terça-feira na Turquia de uma Conferência sobre Segurança na Ásia e na quarta-feira de um fórum internacional sobre a água que será realizada no Tadjiquistão.

A televisão se limitou a acrescentar que o mesmo tema será discutido amanhã com o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, um dos patrocinadores da proposta de troca estipulada em 17 de maio passado em Teerã junto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com a mesma, o Irã se compromete a enviar cerca de 1.200 quilogramas de urânio a 3,5% à Turquia, em troca de receber, um ano depois da entrega, 120 quilogramas de combustível nuclear enriquecido a 20%.

Em caso de o regime iraniano não receber sua parte, Brasil e Turquia garantem que poderá recuperar todo seu urânio pouco enriquecido.

EFE   
Compartilhar
Publicidade