2 eventos ao vivo

Ahmadinejad propõe diálogo "de homem para homem" com Obama

2 ago 2010
07h18
atualizado às 23h52

O presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad propôs nesta segunda-feira um diálogo cara a cara e de homem para homem com seu colega americano Barack Obama para falar de questões mundial, durante um discurso difundido pela televisão estatal.

Mahmoud Ahmadinejad realiza discurso no Congresso iraniano
Mahmoud Ahmadinejad realiza discurso no Congresso iraniano
Foto: Reuters

A provocativa proposta surge no momento em o Irã lida com uma nova onda de sanções internacionais ¿ movida por Washington ¿ com o objetivo de pressionar a República Islâmica sobre seu programa nuclear.

"Ao final do verão esperamos estar lá (nos EUA) para a Assembleia Geral (da Organização das Nações Unidas) e estarei pronto para diálogos cara a cara com o sr. Obama, em frente à mídia, é claro", disse Ahmadinejad durante uma conferência de expatriados iranianos em Teerã. "Ofereceremos soluções para as questões mundiais e veremos quem tem as melhores soluções."

Ahmadinejad já havia sugerido um debate desse tipo em setembro passado que não foi acatada por Washington. Ele disse que o predecessor de Obama, George W. Bush, rejeitou convites semelhantes porque estava "com medo".

Com informações das agências AFP e Reuters

Fonte: Redação Terra
publicidade