PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ahmadinejad ignora "atentado" e volta a propor debate com EUA

4 ago 2010 - 15h52
(atualizado às 16h09)
Compartilhar

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse nesta quarta-feira esperar que os Estados Unidos "aproveitem a oportunidade" de discutir uma troca de combustível nuclear com o Irã, reafirmando que Teerã está preparado para iniciar as discussões a partir do final de agosto.

Seguranças protegem o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, ao passarem pela multidão, em Hamedan
Seguranças protegem o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, ao passarem pela multidão, em Hamedan
Foto: Reuters

Ahmadinejad também reiterou, em discurso pronunciado em Hamedan (oeste), sua proposta de um encontro direto com o presidente Barack Obama sobre "problemas globais" do mundo, por ocasião da próxima Assembleia geral da ONU em Nova York, em setembro.

"Obama perdeu uma oportunidade ano passado para uma troca de combustível", declarou o presidente iraniano em referência ao fracasso das negociações sobre uma oferta destinada a facilitar uma solução do contencioso entre Teerã e as grandes potências sobre o dossiê nuclear.

"Hoje esta chance está novamente sobre a mesa e o aconselhamos a não perdê-la", acrescentou Ahmadinejad.

O Irã declarou semana passada estar pronto a iniciar imediatamente negociações com Estados Unidos, França e Rússia sobre a troca de uma parte de seu urânio pouco enriquecido (3,5%) por combustível nuclear altamente enriquecido, destinado a seu reator de pesquisas de Teerã.

O governo de Teerã está pronto a abrir "após o Ramadã" (final de agosto) negociações baseadas sobre a proposta feita pelo Irã em 17 de maio, com o apoio da Turquia e do Brasil, precisou o presidente.

O projeto, próximo do rejeitado no outono de 2009 por Teerã, foi pouco acolhido pelas grandes potências que viram nisso uma manobra do Irã para tentar escapar das sanções internacionais votadas pelo Conselho de Segurança da ONU em 9 de junho.

Ahmadinejad reafirmou que estava "pronto para falar com Obama".

A Casa Branca rejeitou na terça-feira o convite feito na véspera por Ahmadinejad para um encontro "cara a cara", de homem para homem, com Obama em Nova York sobre os problemas do planeta, estimando que Teerã não havia "apresentado prova séria" de suas intenções sobre a questão nuclear.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade