PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ahmadinejad fará primeira visita de presidente iraniano ao Egito desde 1979

3 fev 2013 - 17h37
(atualizado às 18h45)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, viajará na próxima terça-feira ao Cairo para participar da Cúpula da Organização da Conferência Islâmica (OCI), na primeira visita de um chefe de Estado do Irã ao Egito desde 1979.

Segundo informou neste domingo a agência estatal de notícias egípcia, Mena, Ahmadinejad deve chegar ao país em 6 de fevereiro, em uma visita de dois dias, e será recebido pelo presidente egípcio, Mohammed Mursi.

Já o ministro iraniano das Relações Exteriores, Ali Akbar Salehi, viajará ao Cairo na segunda-feira para participar da reunião preparatória da cúpula da OCI, centrada em assuntos islâmicos.

Egito e Irã romperam suas relações em 1979 após o triunfo da revolução iraniana, uma vez que o Governo egípcio decidiu acolher em seu território o deposto Xá, e devido à assinatura de um acordo de paz de Camp David entre Egito e Israel.

Mursi viajou em 30 de agosto a Teerã para entregar a Presidência do Movimento de Países Não-Alinhados ao Irã na cúpula que a organização celebrou na capital iraniana.

A visita de Mursi era a mais esperada pela diplomacia iraniana, que pretende melhorar os laços com o Egito, e para isso já deram certos passos após a queda do regime egípcio de Hosni Mubarak em fevereiro de 2011.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade