PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ahmadinejad desafia Obama para debate público

2 ago 2010 - 17h15
(atualizado às 19h28)
Compartilhar

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, desafiou nesta segunda-feira o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a realizar com o iraniano um debate em público. "Nós estamos prontos para sentar com Obama, cara-a-cara, e colocar as questões globais na mesa, homem a homem, de forma livre e na frente da imprensa", afirmou ele, em discurso a expatriados iranianos, transmitido pela TV.

"Estamos prontos para conversas de alto nível, baseadas em respeito mútuo e dignidade. Mas, se vocês pensam que, mostrando um pedaço de pau, podem nos fazer aceitar o que dizem, estão errados." Segundo ele, Obama perdeu "oportunidades históricas" de mudar a relação ente os dois países.

A Casa Branca ainda não respondeu à proposta de Ahmadinejad, mas, em setembro passado, rejeitou um pedido similar. Anteriormente, outro convite havia sido negado pelo antecessor de Obama, George W. Bush, a quem, na ocasião, Ahmadinejad chamou de "medroso".

Ataque

O convite para o debate ocorreu um dia após o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos Estados Unidos, Mike Mullen, afirmar que o país preparou nos últimos meses um plano de ataque militar contra o Irã. Mullen, entretanto, ressaltou que os Estados Unidos apostam em uma solução diplomática, incluindo o uso de sanções para resolver a crise envolvendo o programa nuclear iraniano.

Em Junho, o Conselho de Segurança da ONU aprovou novas sanções internacionais contra o Irã, acusado de estar tentando desenvolver uma arma atômica. O país afirma que seu programa nuclear tem fins pacíficos. Os Estados Unidos não mantêm relações diplomáticas com o Irã desde 1979, quando ocorreu a Revolução Islâmica no país.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade