PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ahmadinejad chega ao Egito em primeira visita de um líder iraniano desde 1979

5 fev 2013 - 08h16
(atualizado às 08h21)
Compartilhar

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, chegou nesta terça-feira ao Cairo, na primeira visita de um líder do Irã ao Egito desde 1979, informou a televisão egípcia.

O avião do líder iraniano aterrissou por volta das 11h15 locais (07h15 de Brasília) no aeroporto internacional da capital egípcia, onde Ahmadinejad foi recebido pelo presidente egípcio, Mohammed Mursi.

O presidente iraniano viajou ao Egito para participar da XII cúpula da Organização de Cooperação Islâmica (OCI), que começará amanhã.

Durante o dia de hoje, deve reunir-se com o xeque da prestigiada instituição sunita de Al-Azhar, Ahmad al Tayyip, e à tarde com diretores de jornais egípcios.

Antes de viajar ao país árabe, Ahmadinejad disse em Teerã que "se o Irã e o Egito tomam uma postura unida perante o caso palestino, a geografia política da região mudará", informou a agência de notícias iraniana "Fars".

Além disso, insistiu na importância das relações entre Egito e o Irã pelo bem de todos os países da região.

A chegada do líder iraniano ao Cairo coincide com a detenção hoje do ex-procurador-geral de Teerã Said Mortazavi, próximo de Ahmadinejad, mais de dois anos após ter sido acusado de torturas que resultaram em morte.

Cairo e Teerã romperam laços em 1979, com a vitória da revolução iraniana, depois que o governo egípcio decidiu acolher em seu território o xá deposto, Mohammed Reza Pahlevi, e devido à assinatura dos acordos de paz de Camp David entre Egito e Israel.

Mursi viajou em 30 de agosto para Teerã, na primeira visita de um chefe de Estado egípcio em mais de 30 anos, para entregar a Presidência do Movimento dos Países Não-Alinhados ao Irã em uma cúpula neste país.

A visita de Mursi era a mais esperada pela diplomacia iraniana, que pretende estreitar os laços com o Egito, e que já deu alguns passos nessa direção após a queda do regime de Hosni Mubarak, em fevereiro de 2011.

EFE   
Compartilhar
Publicidade