PUBLICIDADE

Oriente Médio

Agência da ONU fracassa em nova tentativa de inspecionar Irã

24 ago 2012 - 17h55
(atualizado às 18h35)
Compartilhar

Terminou sem acordo nesta sexta-feira uma reunião em que a Agência Internacional de Energia Nuclear (AIEA, um órgão da ONU) tentava obter autorização do Irã para inspecionar locais suspeitos de envolvimento num programa de armas atômicas, num momento de retórica cada vez mais agressiva por parte de Israel contra a República Islâmica.

A tensão em torno do programa nuclear iraniano subiu mais um pouco na quinta-feira, quando fontes diplomáticas disseram que o Irã havia instalado mais centrífugas de enriquecimento de urânio na sua usina subterrânea de Fordow.

Os Estados Unidos e seus aliados temem que os avanços no enriquecimento de material nuclear deixem o Irã mais perto de produzir armas atômicas, embora Teerã negue ter tal intenção, insistindo no caráter pacífico das suas atividades.

Políticos israelenses nas últimas semanas vêm dando sinais de crescente impaciência com o Irã, e o Estado judeu não descarta uma ação militar contra a República Islâmica.

Embora as centrífugas ainda não estejam operando, sua instalação reafirma a intenção iraniana de não ceder às exigências internacionais para suspender o enriquecimento, que pode ter finalidades civis ou militares.

Durante sete horas, representantes da AIEA tentaram obter do Irã autorização para inspecionar a instalação militar de Parchin, onde os inspetores suspeitam terem ocorrido testes de explosivos relacionados ao desenvolvimento de armas nucleares.

"As discussões de hoje foram muito intensas, mas importantes diferenças restantes entre o Irã e a ONU impediram o acordo", disse o inspetor-chefe da AIEA, Herman Nackaerts, a jornalistas após o encontro em Viena. "No momento, não temos planos para outra reunião", acrescentou.

O embaixador do Irã junto à AIEA, Ali Asghar Soltanieh, disse que "indubitavelmente algum progresso" ocorreu, mas que as divergências permanecem.

"Questões relativas à segurança nacional de um Estado membro são muito delicadas", disse ele. "Mas devo dizer que estamos avançando ... e que vamos continuar neste processo, para que afinal de contas tenhamos um marco aceito por ambos os lados."

As fontes diplomáticas que revelaram a instalação de novas centrífugas em Fordow disseram também que imagens de satélite sugerem que o Irã instalou uma cobertura brilhante, provavelmente uma tenda, em Parchin, gerando especulações de que o governo estaria tentando apagar pistas de testes com explosivos.

Questionado sobre o resultado da reunião em Viena, um diplomata ocidental acreditado na AIEA disse que foi "pífia como se esperava".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade