PUBLICIDADE

Oriente Médio

Agência da ONU diz que Irã é lento em cooperação sobre programa nuclear

2 mar 2015 - 12h41
(atualizado às 12h41)
Compartilhar
Exibir comentários

A agência de fiscalização nuclear da ONU disse nesta segunda-feira que o Irã está sendo lento na cooperação com a investigação do órgão sobre o programa atômico iraniano, e que o inquérito não pode continuar indefinidamente.

Diretor-geral da AIEA, Yukia Amano, na sede da agência em Viena. 02/03/2015
Diretor-geral da AIEA, Yukia Amano, na sede da agência em Viena. 02/03/2015
Foto: Heinz-Peter Bader / Reuters

Diplomatas têm expressado dúvidas sobre a possibilidade de se resolver temas pendentes na investigação da ONU antes da conclusão de um acordo mais amplo entre o Irã e Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, China, Rússia e Alemanha.

Os sete países estabeleceram um prazo até o fim de março para um acordo preliminar, e até junho para um acordo final completo que limite a atividade nuclear do Irã para garantir que o país não tenha capacidade de construir bombas, em troca de uma suspensão das sanções internacionais que atingem a economia iraniana baseada no petróleo.

Perguntando sobre um cronograma para o inquérito paralelo da ONU, o chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, disse: "Depende do nível e do ritmo de cooperação do Irã, eu não posso dizer quando... Nós fizemos perguntas e as perguntas são claras, então (o Irã) pode responder."

A República Islâmica ainda tem de responder a duas questões pendentes relativas a supostos testes de explosivos e outras medidas que poderiam ter sido utilizadas para a pesquisa de bomba nuclear.

O Ocidente teme que o Irã busque desenvolver a capacidade de construir bomba atômica. Teerã diz que seu programa tem como objetivo apenas a geração de energia nuclear pacífica.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade