PUBLICIDADE

Oriente Médio

Afeganistão pede ao Paquistão que liberte prisioneiros talibãs

22 jun 2013 - 11h04
(atualizado às 11h17)
Compartilhar
Exibir comentários

O Paquistão poderia assegurar a paz no Afeganistão, liberando dezenas de prisioneiros talibãs para ajudar a iniciar o processo, disse o Ministério das Relações Exteriores do Afeganistão, neste sábado, em declarações que reforçam as questões inquietantes envolvendo negociações de paz no Catar.

O comunicado do ministério foi uma resposta às observações do Ministério das Relações Exteriores do Paquistão na terça-feira, que saudou a abertura de um escritório do Talibã na capital do Catar, Doha, dizendo que o país estava "pronto para continuar a facilitar o processo (de paz) para alcançar uma paz duradoura".

O Afeganistão, há muito tempo, acusa o Paquistão de jogo duplo em relação à guerra de 12 anos contra o Talibã.

"(Se) O Paquistão tem a determinação sincera de apoiar o processo de paz no Afeganistão ... então o passo mais útil e urgente seria o de liberar os líderes talibãs afegãos que foram detidos pelas autoridades paquistanesas", disse o Ministério do Exterior afegão.

O Talibã abriu seu escritório em Doha nesta semana, em meio a sinais de esperança de um movimento de processo de paz congelado há muito tempo.

Mas a cerimônia de abertura causou um rebuliço, com o Talibã levantando bandeira e cartazes proclamando o "Emirado Islâmico do Afeganistão", o nome utilizado durante a sua breve liderança talibã de 1996 a 2001.

Isto levou Karzai a cancelar os planos para uma delegação de paz afegã viajar para o Catar e a suspender negociações com os Estados Unidos sobre um pacto de segurança vital, na crença de que havia falhado em garantir que o Talibã não use o escritório de maneira ruim.

O principal partido de oposição do Afeganistão e da aliança de líderes do norte do país, a Frente Nacional, também condenaram o alarde sobre a abertura do escritório do Talibã.

"Este é um ato ilegal, em conflito com as convenções internacionais e provoca sérios danos à legitimidade do Estado político afegão", disseram em um comunicado no sábado.

Karzai é conhecida por desejar principalmente a liberação de Mullah Abdul Ghani Baradar, o ex-segundo no comando do líder talibã Mullah Omar e uma figura muito influente na insurgência.

Baradar era o comandante responsável cotidianamente por liderar a campanha Talibã contra as tropas dos EUA e da OTAN, até sua captura em 2010, em Karachi, por uma equipe conjunta da CIA e oficiais da inteligência paquistanesa.

Ele também foi o braço direito do recluso líder talibã Mullah Mohammed Omar, que lhe deu o apelido Baradar, ou irmão.

As autoridades afegãs acreditam que Baradar poderia desempenhar um papel fundamental nas negociações com os insurgentes, atuando como um intermediário em conversas com líderes do Talibã, incluindo Omar.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade