PUBLICIDADE

Ásia

Afeganistão corre risco de se tornar um "narco-Estado", diz ONU

9 out 2013 - 13h41
(atualizado às 14h14)
Compartilhar
Exibir comentários

O Afeganistão corre o risco de se tornar um "narco-Estado" se não contar com o apoio internacional para ajudar a criar alternativas de trabalho à sua população, disse nesta quarta-feira uma autoridade da Organização das Nações Unidas (ONU).

Yury Fedotov, chefe do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), pintou um quadro sombrio sobre o problema dos narcóticos no Afeganistão, antes da retirada das forças combatentes lideradas pela Otan no ano que vem. Fedotov disse que a presença dessas forças gera aproximadamente um terço de investimento e trabalhos no Afeganistão, e essa falta quando eles partirem deve ser preenchida para evitar que os problemas piorem.

Uma pesquisa da ONU a ser divulgada este mês vai mostrar que o cultivo e a produção de ópio aumentaram em comparação a 2012, disse Fedotov em entrevista à Reuters. O Afeganistão é o principal produtor mundial de ópio, que é usado para produzir a heroína e ajuda a financiar a insurgência do Taliban.

"A situação está piorando, isso está claro e muito desanimador", disse Fedotov, de nacionalidade russa. "É um revés sério, mas nó precisamos tomar isso como um alerta", disse ele, pedindo que os esforços sejam redobrados.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade