PUBLICIDADE

Oriente Médio

Afeganistão assina acordo de segurança bilateral com EUA

Ex-presidente, que deixou o cargo na segunda-feira, havia se recusado a assinar o documento, o que abalou as relações entre Cabul e Washington.

30 set 2014 - 13h20
Compartilhar
Exibir comentários
Policial afgão em local onde ocorreu um ataque suicida em Cabul. 29/09/2014
Policial afgão em local onde ocorreu um ataque suicida em Cabul. 29/09/2014
Foto: Mohammad Ismail / Reuters

Afeganistão e Estados Unidos assinaram nesta terça-feira um acordo de segurança que permitirá a permanência em 2015 de algumas tropas americanas no país, um dia depois da posse do novo presidente afegão, Ashraf Ghani.

O acordo, muito esperado, foi assinado em Cabul pelo embaixador americano James Cunningham e por Hanif Atmar, conselheiro afegão de Segurança Nacional.

O ex-presidente Hamid Karzai, que deixou o cargo na segunda-feira, havia se recusado a assinar o documento, o que abalou as relações entre Cabul e Washington.

Cunningham e Atmar assinaram o documento em uma cerimônia no palácio presidencial, ao mesmo tempo que um acordo similar com a Otan: o SOFA (Status of forces agreement), que estabelece as bases da presença desta organização no Afeganistão no próximo ano.

Soldados alemães, italianos e de outros países da Otan integrarão a força de 9.800 soldados americanos para formar um contingente de 12.500 militares.

Após o final da missão de combate da Otan em dezembro, a nova missão, chamada "Resolute support" (Apoio decidido), se concentrará no treinamento e apoio às forças afegãs que combatem os insurgentes talibãs.

A Otan mantém 41.000 soldados da Otan no Afeganistão atualmente, contra 130.000 em 2012.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade