PUBLICIDADE

Oriente Médio

Acordo na UE para início de novas negociações de adesão com a Turquia

25 jun 2013 - 07h04
(atualizado às 07h26)
Compartilhar

Os Estados membros da União Europeia (UE) alcançaram nesta terça-feira um acordo de princípio para iniciar novas negociações para a entrada da Turquia no bloco, informou um porta-voz.

Mas em consequência da repressão contra os manifestantes neste país, o início oficial das negociações foi adiado para o outono (hemisfério norte, primavera no Brasil).

Os ministros das Relações Exteriores "concordaram em iniciar o Capítulo 22" (sobre política regional), destacou um porta-voz irlandês, ao citar um dos 35 capítulos que um candidato deve cumprir para entrar no bloco.

O ministro turco das Relações Exteriores, Ahmet Davutoglu, manifestou satisfação com o acordo para a abertura de um novo tema nas negociações de adesão da Turquia, em um momento de tensão política no país.

"Se abriu o capítulo 22. Este tema está resolvido", disse em Ancara.

A Turquia é uma candidata à adesão ao bloco europeu desde 1999. As negociações começaram em 2005, mas nos últimos anos França e Alemanha bloquearam a entrada do país.

As negociações ficaram ainda mais complicadas com a recente repressão das autoridades turcas para dispersar as manifestações contra o governo do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade