PUBLICIDADE

Oriente Médio

Abbas nomeia reitor de universidade como primeiro-ministro da ANP

2 jun 2013 - 15h13
(atualizado às 15h58)
Compartilhar

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, designou Rami Hamdala, reitor da Universidade An-Najah da cidade cisjordaniana de Nablus, como primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina (ANP).

"O presidente Abbas encomendou a Rami Hamdala a tarefa de formar um governo", disse à Agência Efe neste domingo Abdullah Erakat, porta-voz da ANP.

O presidente da ANP nomeou, além disso, o responsável do Fundo Palestino de Investimento, Muhamad Mustafa, e o ex-ministro das Relações Exteriores no anterior governo de união nacional, Ziad Abu Amro, como vice-primeiros-ministros do próximo gabinete da ANP, acrescentou Erakat.

Nascido na cidade cisjordaniana de Anabta em 1958, Hamdala é formado em Linguística pela Universidade de Manchester (Reino Unido), e liderou importantes comissões à frente de instituições palestinas como o Comitê de Direção da União de Universidades Islâmicas.

Abbas aceitou no último mês de abril a renúncia de Salam Fayyad, que estava à frente do Executivo da ANP desde 2007 e começou os trâmites para designar um novo primeiro-ministro.

Hamdala estará à frente de um Executivo leal à ANP e que governará na Cisjordânia, pois a Faixa de Gaza está sob o controle do grupo islamita Hamas desde junho de 2007.

Tanto o Hamas como o movimento nacionalista Fatah (em torno do qual se articula a ANP) se comprometeram há dois anos a estabelecer os fundamentos para um novo governo de união nacional e a convocação de eleições gerais nos territórios palestinos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade