PUBLICIDADE

Oriente Médio

Abbas elabora plano de paz para conflito com Israel

Plano será apresentado à Liga Árabe e aos Estados Unidos

2 set 2014 - 13h31
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O presidente palestino, Mahmoud Abbas, participa de uma reuni&atilde;o com a lideran&ccedil;a palestina na cidade de Ramallah, Cisjord&acirc;nia, em 26 de agosto</p>
O presidente palestino, Mahmoud Abbas, participa de uma reunião com a liderança palestina na cidade de Ramallah, Cisjordânia, em 26 de agosto
Foto: Mohamad Torokman / Reuters

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, elaborou um plano de paz para o conflito entre israelenses e palestinos, informou nesta terça-feira a imprensa local.

De acordo com o jornal jordaniano Al-Ghad, o plano de Abbas prevê nove meses de negociações, sendo que os primeiros 90 dias serão dedicados a discussões sobre demarcações territoriais e fronteiras. O plano também cita o congelamento dos assentamentos e a retirada israelense da Cisjordânia em um prazo de três anos.

Abbas apresentará sua proposta a ministros das Relações Exteriores da Liga Árabe, entre os dias 7 e 9 de setembro, em reunião no Cairo, Egito. Até o fim desta semana, porém, o plano será apresentado também ao secretário de Estado norte-americano, John Kerry.

Temendo uma recusa de Israel ou dos Estados Unidos para a aceitação do plano, Abbas já anunciou que pretende recorrer à Corte Internacional de Justiça, em Haia, para resolver o confronto histórico entre israelenses e palestinos, que nos meses de julho e agosto teve mais um episódio sangrento, com cerca de dois mil mortos em ataques na Faixa de Gaza.

Desde o dia 26 de agosto, no entanto, os confrontos foram interrompidos graças a uma trégua duradoura negociada entre as duas partes. A violência começou após três jovens judeus serem sequestrados e mortos na Cisjordânia.

Em retaliação, Israel lançou uma ofensiva contra o Hamas em Gaza, a quem acusava de ser o responsável pelo crime. No último domingo (31), Israel expropriou quase 400 hectares da Cisjordânia em um bloco de assentamentos perto de Belém, em mais uma expansão judaica na área. 

Faixa de Gaza: entenda o conflito Faixa de Gaza: entenda o conflito

Conheça um pouco mais sobre a região, que tem um quarto do tamanho do município de São Paulo, mas uma enorme importância para a história do Oriente Médio

Fonte: ANSA Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade