PUBLICIDADE

Mundo

ONU recomenda via terrestre para o envio de ajuda humanitária a Gaza

A ONU recomendou nesta sexta-feira que a ajuda levada até Gaza fosse enviada através das vias terrestres existentes, depois que Israel avisou que interceptaria qualquer navio pertencente a frotas deixando o Líbano.

23 jul 2010 - 17h29
Compartilhar

NOVA YORK, Nações Unidas, 23 Jul 2010 (AFP) -A ONU recomendou nesta sexta-feira que a ajuda levada até Gaza fosse enviada através das vias terrestres existentes, depois que Israel avisou que interceptaria qualquer navio pertencente a frotas deixando o Líbano.

"Existem rotas estabelecidas para que a ajuda chegue por terra. É desta maneira que a ajuda deve ser enviada aos habitantes de Gaza", declarou o porta-voz das Nações Unidas, Martin Nesirky.

"Nossa preferência era, e continua sendo, que a ajuda seja entregue pelas rotas estabelecidas, principalmente nesse período sensível de diálogos indiretos entre palestinos e israelenses", acrescentou.

O ministro israelense da Defesa, Ehud Barak, assinalou nesta sexta-feira que Israel interceptaria qualquer navio que fizesse parte de uma frota deixando o Líbano e se dirigindo à Faixa de Gaza.

"Recebemos informações nesses últimos dias sobre um projeto de enviar uma nova frota para forçar o bloqueio em torno de Gaza", disse.

"Existe um meio de transferir essas mercadorias, que não sejam armas, munição e material de guerra, até a Faixa de Gaza pelo porto de Ashdob", destacou o ministro.

"Se essa flotilha partir do Líbano, apesar de tudo, e se recusar a ser conduzida por nossa marinha até o porto (israelense) de Ashdob, não teremos escolha senão pará-la em alto mar", acrescentou Barak à televisão.

A embaixadora israelense na ONU, Gabriela Shalev, também enviou uma carta, sobre a qual a AFP teve conhecimento nesta sexta-feira, para o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para informar esta decisão. "Não podemos excluir que esses navios não estão transportando armas ou pessoas, cujos objetivos são a provocação e a confrontação", escreveu a embaixadora.

As declarações israelenses constituem a última advertência do Estado hebreu contra qualquer tentativa de romper o bloqueio marítimo ao redor da Faixa de Gaza.

Israel enfrentou inúmeras críticas do mundo inteiro depois do assalto de um comando de sua armada contra uma flotilha de ajuda humanitária que transportava militantes pro-palestinos se dirigindo até Gaza no dia 31 de maio. Nove passageiros turcos foram mortos pelos soldados israelenses.

Sob pressão internacional, Tel Aviv passou a aliviar o estrito bloqueio terrestre na Faixa de Gaza, em vigor desde a tomada do território palestino pelo Hamas em junho de 2007.

"Houve progresso com o aumento do envio de ajuda, mas ainda não é suficiente e continuamos a insistir neste ponto", disse o porta-voz da ONU.

ga/cw/sd

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade