PUBLICIDADE

Mundo

ONU lembra Dia Internacional dos Povos Indígenas

7 ago 2013 - 12h37
Compartilhar

A alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, pediu nesta quarta-feira que os Estados aumentem seus esforços para respeitar os tratados que protegem os povos indígenas.

"Os tratados assinados ou ratificados há mais de um século seguem sendo a pedra angular da proteção da identidade, a terra e os costumes destes povos", disse Pillay em comunicado por conta do Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado na sexta-feira.

A alta comissária lembrou que estes documentos frequentemente permitiram pôr fim aos períodos de conflito, exploração e desapropriação, por isso que pediu que os Governo honrem e respeitem o compromisso firmado.

"No entanto, em muitas ocasiões, as comunidades indígenas se veem obrigadas a recorrer aos tribunais para forçar os Estados a cumprirem suas promessas", acrescentou.

Pillay afirmou que o fato de que a exploração e a desapropriação continuem hoje em dia, "evidencia a necessidade de trabalhar mais para proteger os direitos de cerca de 370 milhões de pessoas indígenas no mundo".

"A mensagem para este Dia Internacional dos Povos Indígenas é que os esforços para construir uma parceria entre os Estados e os povos indígenas devem ser redobrandos para que esteja baseada na confiança, no respeito mútuo, no estado de direito e na afirmação da cultura e nos costumes dos aborígines", sentenciou Pillay.

EFE   
Compartilhar
Publicidade