PUBLICIDADE

Mundo

ONU: cerca de 300 mil pessoas fugiram dos combates em Darfur em 2013

23 mai 2013 - 15h22
(atualizado em 24/5/2013 às 08h46)
Compartilhar

A subsecretária geral da ONU para Assuntos Humanitários, Valerie Amos, disse nesta quinta-feira que cerca de 300 mil pessoas fugiram nos primeiros cinco meses deste ano dos combates que na região de Darfur, no Sudão.

Em entrevista coletiva em Cartum ao término de sua visita de cinco dias ao Sudão, Amos explicou que o retrocesso da situação de segurança e os enfrentamentos entre o exército e os rebeldes levaram estas pessoas a se refugiar nos acampamentos instalados em Darfur.

A chefe humanitária da ONU denunciou que a situação é muito precária nessa província devido à falta de serviços básicos nos quase cem acampamentos, que já acolhem 1,4 milhão de deslocados.

Amos pediu o cessar imediato da luta e que as diversas facções se unam ao processo pacífico, para não permitir que este conflito caia no esquecimento.

"Me reuni com muitas pessoas (no Sudão) e todas concordam com a necessidade de o conflito armado terminar e com a volta da estabilidade", ressaltou Amos, que durante sua estadia no Sudão se reuniu com o presidente sudanês, Omar Hassan al Bashir, e visitou Darfur.

Amos criticou os movimentos rebeldes no Sudão e os considerou responsáveis por crimes contra a humanidade em Darfur similares aos que pesam sobre Bashir, que tem ordem de prisão expedida pelo Tribunal Penal Internacional (TPI).

O conflito de Darfur causou mais de 300 mil mortos desde que começou, em 2003, e obrigou 2,7 milhões de pessoas a abandonar suas comunidades de origem, segundo dados da ONU.

EFE   
Compartilhar
Publicidade