PUBLICIDADE

Mundo

ONU: 4,3 bilhões de pessoas ainda não acessam à internet

24 nov 2014 - 18h04
Compartilhar
Exibir comentários
<p>&quot;Pa&iacute;ses com menos conex&atilde;o&quot;, em sua maioria da &Aacute;frica e do Sudeste Asi&aacute;tico, puxam a lista da desigualdade digital</p>
"Países com menos conexão", em sua maioria da África e do Sudeste Asiático, puxam a lista da desigualdade digital
Foto: AFP

Dos quase 7,3 bilhões de habitantes do planeta, 4,3 bilhões de pessoas não tem acesso à internet. Segundo uma pesquisa da União Intermacional de Telecomunicações (UIT), órgão vinculado à ONU, dessas pessoas que não acessam a rede mundial de computadores, 90% encontram-se em países em desenvolvimento.

Dentre esses países, destacam-se os "países com menos conexão" (do inglês, "Less Connected Countries" ou "LCCs"), em sua maioria da África e do Sudeste Asiático. Ao todo, essa lista representa 42 países com disparidades sociais, sendo que a República Central Africana é o pior deles, na posição 166º.

Por outro lado, a internet cresceu a uma média de 6,6%, sendo que nos países desenvolvidos cresceu 3,3% e nos emergentes 8,7%. De acordo com a UIT, o número de usuário em países desenvolvidos dobrou nos últimos cinco anos, com dois terços de todas as pessoas do mundo agora vindas dos países em crescimento.

No Mundo

O estudo ainda ponta que a média mundial de pessoas que acessam à internet é de 43,6%. Em 2014, segundo o documento, 44% dos lares do mundo tinham acesso à internet, acima dos 40% registados em 2013 e dos 30% em 2010.

Mas a distribuição ainda é desigual. Nos países desenvolvidos, 78% dos lares têm acesso à rede. Nos países de rendimentos médios e baixos são apenas 31% e nos países mais pobres 5%.

“É errado pensar que todo o mundo está conectado”, escrevem no relatório os analistas da UIT.

Divisões da internet

O relatório ainda aponta um aumento na lacuna de conectividade entre zonas urbanas e rurais, não apenas nos países em desenvolvimento, como também em alguns dos países mais ricos.

Em países como Japão e Coreia do Sul, a diferença de penetração da internet nos lares urbanos é 4% superior à das áreas rurais, uma diferença que pode chegar aos 35% em países como Colômbia ou Marrocos.

Segundo o ranking da UIT, a Dinamarca é o país com mais alto nível de desenvolvimento de tecnologias de informação, em termos de acesso, utilização e conhecimento, seguida, pela ordem, da Coreia do Sul, Suécia, Islândia, do Reino Unido, da Noruega, Holanda, Finlândia, de Hong Kong e Luxemburgo.

O Brasil aparece em 65º na lista. O País subiu duas posições em comparação a 2012, mas está atrás de Argentina (59º) e Chile (56º).

Sinal ruim? Saiba como melhorar o wi-fi da sua casa Sinal ruim? Saiba como melhorar o wi-fi da sua casa

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade