PUBLICIDADE

Mundo

Onda de violência na Turquia deixa seis mortos e atinge consulado dos EUA

10 ago 2015 - 11h23
Compartilhar
Exibir comentários

Uma onda de ataques hoje (10) na Turquia matou pelo menos seis homens das forças de segurança e atingiu, entre outros alvos, o Consulado dos Estados Unidos em Istambul. Um grupo de extrema-esquerda reivindicou o atentado contra o consulado norte-americano, enquanto os separatistas curdos turcos são apontados como responsáveis por mais dois ataques na capital econômica da Turquia – um deles contra um esquadrão da polícia -, e incidentes na Região Sul do país.

A onda de violência surge no momento em que o governo turco intensifica a campanha contra o grupo separatista Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e envia seis caças F-16 norte-americanos à base de Incirlik, no Sul da Turquia, para o combate contra o Estado Islâmico.

Hoje, duas mulheres atiraram contra o consulado norte-americano em Istambul, um edifício sob forte proteção localizado no bairro Istinye, na margem ocidental do Bósforo, estreito que separa a parte asiática da cidade da parte europeia. Uma delas, que ficou ferida, foi detida pela polícia, segundo o gabinete do governador local.

A outra mulher, que conseguiu fugir, foi identificada como Hatice Asik, de 42 anos, uma militante do DHKP-C (Partido da Frente Revolucionária de Libertação do Povo), segundo a agência de notícias estatal turca Anatolia.

O DHKP-C confirmou, entretanto, a identidade da militante em sua página na internet e prometeu que “a luta vai continuar até que o imperialismo e os respectivos colaboradores deixem o país e que cada centímetro do território seja libertado das bases norte-americanas”.

Em 2013, esse grupo radical reivindicou um atentado suicida contra a embaixada norte-americana em Ancara, capital da Turquia, que matou uma pessoa. Para as autoridades turcas, o grupo é próximo do PKK.

Outro ataque ocorrido em Istambul teve como alvo um esquadrão de polícia. O gabinete do governador informou que um suicida explodiu um carro armado em frente ao no bairro de Sultanbeyli, na margem asiática do Bósforo. Um oficial da polícia morreu no ataque e mais 10 pessoas ficaram feridas, incluindo dois homens das forças policiais.

Quatro policiais também morreram em um ataque a bomba, em uma estrada do distrito de Silopi, na província de Sirnak, perto da fronteira com o Iraque e a Síria. Segundo a comunicação social turca, o ataque foi atribuído aos militantes curdos.

Em outro incidente, um soldado turco morreu quando militantes curdos atacaram com mísseis um helicóptero militar que fazia o transporte de pessoal no distrito de Beytussebap, também ao Sul, na província de Sirnak.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade