PUBLICIDADE

Mundo

OMS cria comitê de emergência para se preparar contra coronavírus Mers

5 jul 2013 - 08h58
(atualizado às 11h16)
Compartilhar
Exibir comentários

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a criação de um comitê de emergência, composto por especialistas internacionais, como preparativo para um possível agravamento da epidemia do chamado coronavírus do Oriente Médio (Mers, na sigla em inglês), que já matou 40 pessoas, disse um especialista em gripe da entidade nesta sexta-feira.

Keiji Fukuda afirmou que não há atualmente nenhuma emergência nem pandemia, mas os especialistas vão definir orientações para o caso de um repentino aumento no número de casos. Até agora, a maioria dos casos de Mers foi registrada na Arábia Saudita, que recebe anualmente milhões de muçulmanos na peregrinação do haj.

"Se no futuro virmos algum tipo de explosão ou se houver um grande surto, ou se acharmos que a situação realmente mudou, já teremos um grupo de especialistas do comitê de emergência em velocidade total, então não teremos de passar por uma íngreme curva de aprendizado", afirmou Fukuda.

Essa é a segunda vez que a OMS estabelece um comitê de emergência conforme regras aprovadas em 2007, anos depois da epidemia de Sars (síndrome respiratória aguda grave) em 2002. O comitê anterior foi estabelecido para responder à pandemia do vírus H1N1, em 2009.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade