PUBLICIDADE

Mundo

OMS adverte contra possível evolução da gripe suína

28 abr 2009 - 13h56
(atualizado às 22h48)
Compartilhar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu nesta terça aos governos que devem manter a vigilância, apesar dos casos confirmados até agora de gripe suína serem aparentemente leves, exceto os que causaram mortes no México.

Faltam máscaras de proteção à gripe suina no Japão:

"É cedo demais para dizer como seria uma possível pandemia desta gripe suína. A pior pandemia do século XX, a gripe de 1918 (que matou entre 25 e 40 milhões de pessoas) começou como relativamente leve e depois tornou-se muito grave", disse, em entrevista coletiva, o diretor-geral adjunto para segurança sanitária da OMS, Keiji Fukuda.

"Temos que ter muito respeito com o vírus da gripe, que pode evoluir de forma imprevisível", acrescentou.

Fukuda confirmou que a OMS mantém o nível de alarme pandêmico na fase quatro (até seis), pois ainda não existe verificação de que tenha havido contágio do vírus entre estudantes de uma escola de Nova York, e que alunos que não estiveram no México tenham se infectado.

Afirmou que, no momento em que tiverem verificado que a transmissão de pessoa a pessoa tornou-se estável em uma comunidade ou em uma cidade - ou seja, que haja infectados que não "importaram" o vírus do México, onde surgiu o foco -, então se passará à fase cinco, já crítica, pois implica em um risco iminente de pandemia.

Paralelamente, a OMS informou que, por enquanto, só recebeu confirmação oficial de 79 casos de infecção confirmados pelos laboratórios em diversas partes do mundo, e de sete mortos, todos no México.

Os casos confirmados pela OMS, que recebe informações regularmente dos Governos são: 40 nos EUA, 26 no México, seis no Canadá, dois na Espanha, dois no Reino Unido e três na Nova Zelândia.

"Sabemos que a situação muda constantemente e que os países confirmaram mais casos, mas estes são sobre os quais recebemos informação", esclareceu o responsável.

EFE   
Compartilhar
Publicidade