PUBLICIDADE

Mundo

OEA pede diálogo para manter 'paz interna' no Paraguai

Compartilhar

WASHINGTON, 21 Jun 2012 (AFP) -O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, pediu nesta quinta-feira um diálogo para manter a "paz interna" no Paraguai, depois de o Congresso ter aprovado um pedido de julgamento político contra o presidente Fernando Lugo.

Insulza pediu em um comunicado que "o processo político que está em andamento mantenha seu curso dentro da Constituição e da lei, com pleno respeito aos direitos de todos os envolvidos".

A Câmara dos Deputados tomou a decisão com base no "mau desempenho" do presidente.

A decisão de julgamento político contra Lugo ocorre após mudanças no gabinete, depois da matança de seis policiais e 11 camponeses em um conflito armado numa zona agrícola do país, na última sexta-feira.

Insulza pediu que seja resguardado "o diálogo, entendimento e a paz interna no país, membro da OEA", enquanto ofereceu os ofícios da organização continental caso Assunção tenha necessidade.

Em uma tentativa de minimizar a crise, Lugo anunciou ontem a criação de um grupo especial de "civis notáveis", com o apoio da OEA, para investigar a matança.

O titular da OEA expressou confiança em que o processo político no Paraguai "leve a um resultado que garanta a estabilidade e continuidade democrática. Os países da região avançaram significativamente nos últimos anos em relação às normas de convivência que devem reger o processo democrático e criar a estabilidade institucional, condições essenciais para o seu desenvolvimento."

Se na conclusão do julgamento político no Senado, onde apenas cinco de seus 45 membros são partidários de Lugo, o presidente for condenado, deverá assumir o cargo o vice, Federico Franco.

As próximas eleições presidenciais serão realizadas em 2013.

du/yow/dm/lbf/dm

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade