PUBLICIDADE

Oceania

Terremoto nas Ilhas Salomão: alerta de tsunami é cancelado

12 abr 2014 - 19h18
(atualizado às 22h56)
Compartilhar
Exibir comentários

Um terremoto de magnitude 7,6 ocorreu perto das Ilhas Salomão na manhã deste domingo (horário local), de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos. Um alerta de tsunami foi emitido para as Ilhas Salomão, Papua-Nova Guiné, Nova Caledônia e áreas adjacentes, de acordo com o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, mas foi cancelado posteriormente. Não houve relatos imediatos de danos.

Originalmente registrado como de magnitude 8,3, o terremoto ocorreu 100 quilômetros ao sul de Kira Kira, nas Ilhas Salomão, a uma profundidade de 29 quilômetros, de acordo com o serviço geológico.

"Até agora não recebemos relatos de danos", disse Constable Taylor Fugo, da polícia de Kira Kira. "A população respondeu muito bem ao aviso (de tsunami). Todos subiram as colinas e ficaram aguardando pelo fim do alerta." O alerta de tsunami foi cancelado após uma atividade pequena de ondas, de poucos centímetros, segundo o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico.

As Ilhas Salomão atravessam o chamado "Anel de Fogo do Pacífico", uma zona sísmica altamente ativa, onde diferentes placas na crosta da Terra se encontram e criam um grande número de terremotos e vulcões.

Um poderoso terremoto de magnitude 8,0 em 2013 em uma área semelhante gerou um tsunami local que matou pelo menos cinco pessoas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade