PUBLICIDADE

Oceania

Terremoto de 6,5 graus atinge região central da Nova Zelândia

21 jul 2013 - 02h25
(atualizado às 04h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Um terremoto de 6,5 graus de magnitude atingiu neste domingo a Nova Zelândia, de acordo com informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O tremor ocorreu a uma profundidade de 10 quilômetros.

O tremor ocorreu a uma profundidade de 10 quilômetros
O tremor ocorreu a uma profundidade de 10 quilômetros
Foto: EFE

O epicentro do terremoto foi em uma região entre as duas grandes ilhas que formam o país, a 57 quilômetros ao sudoeste da cidade de Wellington, capital da Nova Zelândia. O tremor aconteceu às 17h09 no horário local (2h09 no horário de Brasília).

O primeiro comunicado do USGS calculava a intensidade do terremoto em 6,9 graus. Pouco depois, no entanto, o instituto revisou e reduziu para 6,5 graus. O tremor pôde ser sentido em toda a ilha do Norte e até em Christchurch, na ilha do Sul.

Um primeiro boletim do Centro de Alarmes de Tsunami no Pacífico aponta que até o momento não há risco de formação de tsunami. Ainda não há relatos de danos ou feridos.

O terremoto aconteceu após vários dias de um aumento da atividade sísmica na região da capital neozelandesa, que produziu movimentos como o tremor de 5,7 graus que sacudiu os edifícios de Wellington durante 30 segundos na sexta-feira passada.

Em fevereiro de 2012, um terremoto de 6,3 graus causou cerca de 170 vítimas em Christchurch, uma das piores catástrofes naturais ocorridas no país.

A Nova Zelândia se assenta na falha entre as placas tectônicas do Pacífico e da Oceania, e registra cerca de 14 mil tremores a cada ano, dos quais entre 100 e 150 têm intensidade suficiente para serem percebidos.

Com informações da agência EFE

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade