PUBLICIDADE

Oceania

Primeiro-ministro australiano anuncia novo gabinete

30 jun 2013 - 23h10
(atualizado às 23h15)
Compartilhar
Exibir comentários

O novo primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, anunciou nesta segunda-feira (data local) os nomes dos ministros que formarão seu gabinete com o objetivo de "manter a força econômica" do país.

O líder do Executivo nomeou seis novas ministras, deixando o número total de mulheres com uma pasta de ministra em 11. "Estou feliz que nosso gabinete tenha o maior número de mulheres no governo visto na história australiana", disse o primeiro-ministro durante seu anúncio na cidade australiana de Newcastle.

Rudd afirmou que seu novo Executivo buscará diversificar a economia, dar um impulso ao setor manufatureiro e à produtividade, e trabalhar ao mesmo tempo com os empresários e sindicatos para velar pelos empregos, o crescimento e os padrões de vida.

O líder trabalhista enfatizou que o novo gabinete - que assume os cargos nesta segunda perante a governadora-geral da Austrália, Quentin Bryce - é composto por uma "forte equipe econômica muito competente e capacitada".

Rudd assumiu na quinta-feira passada o cargo de primeiro-ministro após arrebatá-lo de Julia Gillard, no meio de uma crise de liderança que motivou a renúncia de vários ministros e deixou o novo chefe do Executivo australiano com a opção de promover vários de seus colaboradores.

Uma nova pesquisa publicada pela Newspoll assinala que o Partido Trabalhista obteria intenções de voto de 35% para as eleições do dia 14 setembro, o que representa aumento de 6% desde que Rudd retomou as rédeas do Partido.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade