PUBLICIDADE

Oceania

Premiê australiano convoca eleições para o dia 7 de setembro

4 ago 2013 - 04h40
(atualizado às 04h55)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro da Austrália, Kevin Rudd, anunciou neste domingo a convocação de eleições gerais para o próximo dia 7 de setembro, cinco semanas após assumir o cargo e a liderança do Partido Trabalhista.

Rudd comunicou a decisão à militância e seguidores trabalhistas através de um e-mail que enviou após pedir formalmente a dissolução do Parlamento à Governadora Geral da Austrália, Quentin Bryce.

"Há alguns momentos me reuni com a governadora geral e lhe pedi a dissolução do Parlamento e a convocação de eleições federais para 7 de setembro", disse Rudd na nota. "Chegou a hora de os australianos decidirem o futuro de nossa nação", acrescentou.

Rudd retomou as rédeas do governo em junho três anos após perdê-las em uma revolta no Partido Trabalhista e depois de outra queda de braço interna na legenda que afastou a então primeira-ministra, Julia Gillard, da liderança do Governo e do partido.

O primeiro-ministro aproveitou o anúncio para criticar o líder da oposição conservadora, Tony Abbott, ao qual acusou de promover a "negatividade" na vida política.

"Os australianos devem escolher. E a eleição não poderia ser mais breve. A única coisa que agora se interpõe entre a Austrália e um governo de Abbot é você, eu e todos os australianos que possam se mobilizar para lutar pela nação na qual todos queremos viver", disse o primeiro-ministro.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade