PUBLICIDADE

Oceania

MH370: Austrália poderá usar microssubmarino em buscas

A embarcação usaria uma câmera para tentar encontrar vestígios do avião desaparecido no fundo do mar

8 abr 2014 - 12h16
(atualizado às 14h22)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O coordenador das equipes de buscas comandadas pela Austrália, Angus Houston (à esquerda), disse que os sinais captados por embarcações australianas são "consistentes" com dispositivos de registros de voo </p>
O coordenador das equipes de buscas comandadas pela Austrália, Angus Houston (à esquerda), disse que os sinais captados por embarcações australianas são "consistentes" com dispositivos de registros de voo
Foto: Reuters

As autoridades da Austrália que comandam as buscas pelo avião desaparecido da Malaysia Airlines disseram que irão esperar por novos sinais de áudio - que poderiam ser da caixa-preta da aeronave - para lançar novas buscas com um submarino não-tripulado.

De acordo com o repórter da BBC Phil Mercer, o uso de um submarino não-tripulado marcaria uma nova fase nas buscas pela aeronave desaparecida.

O submarino passaria a usar sonar e uma câmera para tentar encontrar vestígios do avião no fundo do mar.

A embarcação estaria operando no limite de suas capacidades, a uma profundidade de cerca de 4,5 mil metros.

Sinais 'consistentes'

Durante uma entrevista coletiva, o coordenador das equipes de buscas comandadas pela Austrália, Angus Houston, disse que os sinais captados no final de semana por embarcações australianas são "consistentes" com dispositivos de registros de voo e de conversas registradas em caixas-pretas de aeronaves.

Foto: BBC News Brasil

No final de semana, dois navios captaram sinais acústicos que poderiam provir da aeronave. Mas os responsáveis pelas operações de busca afirmam que ainda é cedo para confirmar que esses sinais seriam do avião.

As baterias do registro de voo só são projetadas para durar um mês e poderão perder energia, se já não tiverem perdido.

Desde que os sinais, conhecidos como 'pings', foram registrados, não foram captados novos pings que poderiam ter sido feitos pela aeronave.

O voo MH370 desapareceu no dia 8 de março com 239 pessoas a bordo. O avião que ia de Kuala Lumpur a Pequim perdeu contato com controladores de tráfego aéreo pouco após ter partido de seu local de origem.

Esperança com cautela

Na segunda-feira, o ministro dos transporte da Malásia, Hishammuddin Hussein, se disse "cuidadosamente esperançoso" em que um avanço seja feito em pouco tempo nas buscas pelo MH370.

Representantes do governo da Malásia afirmam acreditar que, baseados em informações obtidas a partir de imagens satelitais, o avião teria caído no Oceano Índico, ao oeste da cidade australiana de Perth, milhares de quilômetros de seu destino original.

Em Pequim, parentes de passageiros da aeronave realizaram uma vigília para marcar um mês da desaparição do MH370.

O ministro de Defesa australiano, David Johnston, disse que os próximos dias serão de "ações intensas", a fim de que as equipes de resgate possam dar passos "decisivos" nas buscas.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade