PUBLICIDADE

Oceania

Manifestantes muçulmanos e policiais se enfrentam na Austrália

15 set 2012 - 04h03
(atualizado às 04h34)
Compartilhar

A polícia australiana utilizou gás lacrimogêneo neste sábado para dispersar um grupo de manifestantes que protestavam em Sydney pelo vídeo do profeta Maomé, considerado blasfemo pelos muçulmanos e supostamente produzido nos Estados Unidos.

O protesto começou perto do consulado dos EUA em Sydney e se propagou pelo centro da cidade
O protesto começou perto do consulado dos EUA em Sydney e se propagou pelo centro da cidade
Foto: Reuters

O protesto começou perto do consulado dos EUA em Sydney, onde se concentraram cerca de 500 pessoas, e se propagou por várias ruas do centro da cidade. Entre os manifestantes havia homens, mulheres e crianças de diversas idades, segundo imagens da televisão ABC que mostraram um dos participantes do protesto com um cartaz que pedia a decapitação de todos os que insultem o profeta.

Os manifestantes responderam com pedras o uso de gás lacrimogêneo e cachorros por parte da polícia em sua tentativa de bloquear a manifestação, o que deixou vários feridos que tiveram que ser atendidos pelos serviços médicos.

"Esta era um protesto não-violento, mas as pessoas não gostam de ver como seus irmãos são atacados por cachorros e acabam no hospital", disse o porta-voz dos manifestantes, Abdulah Sary, ao jornal Sydney Morning Herald. Durante os confrontos, a polícia deteve vários manifestantes.

EFE   
Compartilhar
Publicidade