PUBLICIDADE

Oceania

Inundações deixam ao menos três mortos no norte da Austrália

28 jan 2013 - 06h22
(atualizado às 12h36)
Compartilhar
Exibir comentários

As fortes chuvas que atingem a Austrália causaram a morte de três pessoas e a inundação de milhares de casas, em algumas das quais os habitantes tiveram que se refugiar nos telhados para escapar da água. Os corpos de duas pessoas desaparecidas foram encontrados nesta segunda-feira em Brisbane, capital do Estado de Queensland, e em Gympie, depois da morte de um homem no domingo perto da cidade de Bundaberg, cerca de 360 km ao norte de Brisbane, na costa leste.

Na estrada entre Oxenford e Tamborine, a água invadiu a pista; imagem mostra carro abandonado após ser arrastado
Na estrada entre Oxenford e Tamborine, a água invadiu a pista; imagem mostra carro abandonado após ser arrastado
Foto: AFP

Uma mulher grávida e seu filho de três anos foram hospitalizados depois que uma árvore caiu sobre eles enquanto caminhavam. Ambos sofreram lesões na cabeça e a criança se encontra em estado grave.

De acordo com o primeiro-ministro do Estado de Queensland, Campbell Newman, quatro cidades estão ameaçadas pela água após a passagem do ciclone Oswald. Newman anunciou que a situação em Bundaberg, de cerca de 50 mil habitantes, é de emergência e que as pessoas tentam fugir da inundação do rio. Segundo ele, as correntes de água são tão fortes em Bundaberg que a evacuação dos habitantes pelo mar já não é possível.

Dezoito pessoas refugiadas em telhados foram resgatadas por helicóptero e outras doze serão retiradas nas próximas horas, segundo o prefeito de Bundaberg, Mal Forman. Além disso, três pessoas estão desaparecidas. Temendo que as casas desabem pela força da água, a polícia emitiu uma ordem de evacuação obrigatória e alertou para o "perigo iminente de morte ou afogamento".

Cerca de 60 pacientes do hospital local foram transferidos para os andares superiores, mais de 2.000 casas foram inundadas e "várias centenas" de pessoas precisaram ser deslocadas. Quatorze helicópteros, incluindo dois Black Hawks do Exército, participaram das operações de resgate até o anoitecer. Newman indicou que o governo tenta agora encontrar mais aviões.

Centenas de pessoas foram retiradas de suas casas em Queensland e Nova Gales do Sul após os alertas de enchentes que poderiam ser causadas pelo ciclone Oswald.  A primeira-ministra da Austrália, Julia Gillard, declarou que "o tempo selvagem já quebrou muitos corações" e que muitos habitantes de Queensland vivem sua terceira cheia em dois anos. "Com este clima se movendo em direção a Nova Gales do Sul, quero enfatizar a todos que é muito importante se manter a salvo", disse Gillard.

Por sua parte, Brisbane, que abriga dois milhões de pessoas, também se prepara para os danos causados pelas inundações em vários bairros do centro. Os transportes de ferry foram suspensos. No entanto, o rio que atravessa a cidade não deve alcançar os níveis de dois anos atrás, de acordo com Newman. Em toda a região de Queensland, cerca de 250.000 casas ficaram sem energia nesta segunda-feira.

Em Nova Gales do Sul, as populações rurais foram isoladas pelas inundações. São esperadas chuvas e ventos fortes no final do dia também em Sydney. Ciclones e inundações são comuns no norte durante o verão austral. As cheias de 2011, a pior em décadas, deixou mais de 35 mortos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade