PUBLICIDADE

Oceania

Forte ciclone ameaça Grande Barreira de Corais australiana

O primeiro-ministro de Queensland advertiu aos habitantes das casas construídas antes de 1985 que suas moradias poderiam não resistir a este ciclone

11 abr 2014 - 09h30
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Imagem de sat&eacute;lite mostra&nbsp;Grande Barreira de Corais, em Queensland, Austr&aacute;lia</p>
Imagem de satélite mostra Grande Barreira de Corais, em Queensland, Austrália
Foto: Wikimedia

Um ciclone com ventos de até 275 km/hora se dirigia nesta sexta-feira à Grande Barreira de Corais australiana, obrigando milhares de pessoas a se refugiar, enquanto as autoridades advertiam que poderia provocar grandes danos na costa.

Embora o cilcone Ita tenha sido rebaixado do nível máximo de 5 ao de tempestade categoria 4, teme-se que provoque fortes ventos quando chegar a Coocktown, uma pequena localidade costeira de 2.400 habitantes situada a 1.600 km de Brisbane, capital do Estado de Queensland (leste).

"Qualquer fenômeno acima de 80 km/hora é perigoso", declarou à televisão pública ABC o prefeito do condado de Cook, Peter Scott.

O primeiro-ministro de Queensland, Campbell Newman, advertiu aos habitantes das casas construídas antes de 1985 - data em que entraram em vigor as novas normas de construção - que suas casas poderiam não resistir a este ciclone.

O Ita se localizava ao meio-dia desta sexta-feira 175 km a nordeste de Coocktown.

Foi delimitada uma zona de alerta, que vai de Lockhart River, ao norte de Queensland, a Innisfail, ao sul, e que inclui Cairns, em frente à Grande Barreira de Corais.

"Trata-se de um fenômeno extremo e tem potencial para matar e provocar graves danos às propriedades no norte de Queensland", advertiu o ministro de Serviços de Emergências de Queensland, Jack Dempsey.

Os ciclones tropicais são frequentes no nordeste da Austrália, mas este é mais poderoso que Yasi, um furacão gigantesco que devastou as casas e as colheitas da região há três anos.

"Trata-se de um ciclone muito sério. É compacto e intenso", declarou Andrew Tupper, do Escritório de Meteorologia.

Esta agência espera que o Ita chegue à terra firme perto do Cabo Flattery, 70 km ao norte de Coocktown, na península de Cabo York, pouco habitada, por volta da meia-noite, hora local (11H00 de Brasília).

Os especialistas advertiram que os ventos mais fortes estarão concentrados perto do olho da tempestade, mas que as fortes chuvas e o mar agitado também podem provocar inundações.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade