PUBLICIDADE

Oceania

Fechamento de fronteiras na Austrália custará quase US$ 1 bilhão

2 ago 2013 - 06h58
(atualizado às 08h06)
Compartilhar
Exibir comentários

A decisão da Austrália de fechar suas fronteiras aos demandantes de asilo e de devolvê-los a Papua Nova Guiné custará ao governo mais de um bilhão de dólares australianos (980 milhões de dólares) nos próximos quatro anos, indicou o governo.

"O custo total estimado é de 175 milhões de dólares australianos em 2013-14 e de um total de 1,1 bilhão de dólares australianos (cerca de 980 milhões de dólares) nos próximos quatro anos", disse o governo em um comunicado.

Desde que o primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, anunciou a medida, há duas semanas, apenas dois grupos de imigrantes que viajavam de barco foram devolvidos à Ilha Manus, em Papua Nova Guiné.

Apesar de seu desenvolvimento econômico nos últimos anos, Papua Nova Guiné, o vizinho mais próximo da Austrália, continua tendo 85% de população rural pobre, com um desemprego e uma criminalidade generalizados. A Austrália anunciou sua nova política migratória após o recorde de chegada de imigrantes ilegais em 2013, mais de 17.300, muitos dos quais morreram afogados.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade