PUBLICIDADE

Oceania

Ciclone Marcia causa destruição ao norte da Austrália

Dezenas de milhares de pessoas recorreram aos abrigos

20 fev 2015 - 07h38
(atualizado às 11h48)
Compartilhar
Imagem divulgada pela Nasa mostra ciclone em solo australiano
Imagem divulgada pela Nasa mostra ciclone em solo australiano
Foto: Nasa / AP

Um poderoso ciclone atingiu o nordeste da Austrália nesta sexta-feira, destruindo casas, derrubando árvores, interrompendo o fornecimento de eletricidade e provocando enchentes, enquanto uma segunda tempestade danificou as comunicações com uma ilha no norte, onde também são previstos danos severos.

Milhares de pessoas se encontram sem energia elétrica e centenas foram transferidas para abrigos, mas, por enquanto, não há informações sobre mortes, nem pessoas feridas com gravidade.

Dezenas de milhares de pessoas recorreram aos abrigos que puderam antes da chegada quase repentina do ciclone Marcia ao Estado de Queensland, que ganhou força poucas horas antes de chegar ao continente como uma tempestade de categoria 5 - a mais alta na escala.

Os serviços de emergência sofreram para retirar os moradores de milhares de casa no caminho do Marcia, até abandonarem o local e alertar a qualquer pessoa que não tivesse saído a se proteger para evitar os ventos de até 285 km/h.

As linhas ferroviárias para os portos, que fazem parte da economia de 218 bilhões de dólares de Queensland baseada nas commodities, foram interrompidas.

Não houve relatos de mortos ou feridos, e os meteorologistas disseram que os piores ventos diminuíram de intensidade à noite e reduziram a categoria do ciclone para 2. Mas autoridades alertaram que chuvas pesadas e enchentes devem continuar por vários dias.

Moradores apavorados

O comissário de polícia de Queensland, Ian Stewart, advertiu no início do dia em uma entrevista coletiva que a "situação é desesperadora" e que "não há dúvidas de que será uma calamidade".

Pessoas tentam salvar alguns bens após ventos fortes do ciclone Marcia
Pessoas tentam salvar alguns bens após ventos fortes do ciclone Marcia
Foto: Jason Reed / Reuters

A chefe do Executivo de Queensland, Annastacia Palaszczuk, afirmou que milhares de moradores do estado passarão "por uma experiência horrível e aterrorizadora".

O ciclone Marcia arrancou os telhados de algumas casas e derrubou várias árvores na cidade de Yeppoon, que conta com 16 mil habitantes. Segundo Palaszczuk, a tempestade atingiu a localidade quando já havia sido rebaixada para categoria 4.

Natalee Smith, moradora do local e com cinco filhos, relatou ao "Channel 9" da televisão que a passagem do ciclone, com ventos de até 200 km/h, em sua fazenda "foi apavorante".

"Temos vacas e cabras e não fazemos ideia de onde foram parar", disse ao revelar que Marcia arrancou muitas árvores que cercavam sua propriedade rural.

O Marcia também castigou a cidade de Rockhampton, ao sul de Yeppoon e com 70 mil habitantes. As imagens dessa cidade, inundada pelas fortes chuvas, mostram telhas metálicas pelo chão e as árvores partidas pela metade.

O núcleo "destrutivo" do Marcia, que se desloca a uma velocidade de 19 km/h, está situado a cerca de cinco quilômetros ao sudoeste de Rockhampton.

Outro ciclone "gêmeo" de Marcia, o Lam, tocou o solo na madrugada desta sexta-feira no norte da Austrália com categoria quatro, mas sua intensidade já foi rebaixada para um.

Com informações da Reuters e EFE.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade